Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

Rua Alberto Faria - Jaraguá Office - Jd. Brasil
19 - 98399-8565
proauti@gmail.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ENTENDENDO A SÍNDROME DE ASPERGER

Diagnóstico e tratamento precoces fazem toda a diferença para um desenvolvimento mais saudável

Crianças com dificuldade de sociabilização, linguagem rebuscada para a idade e interesse intenso e limitado por apenas um ou poucos assuntos, podem ser portadoras da síndrome de asperger, transtorno do desenvolvimento que afeta principalmente indivíduos do sexo masculino e cujas causas ainda são desconhecidas. Porém, como se trata de um distúrbio congênito, há estudos em andamento que procuram estabelecer a relação com alguma desordem genética.

A partir de 2013 a síndrome de asperger deixará de ter essa denominação e passará a ser classificada em uma forma branda de autismo. Diferentemente do autismo clássico, porém, quem tem asperger não apresenta comprometimento intelectual retardo cognitivo. Por isso, os primeiros sinais e sintomas do distúrbio costumam ser ignorados pelos pais, que os atribuem a características da personalidade da criança. Com frequência, a desconfiança aparece no início da vida escolar, quando a dificuldade de se relacionar com os colegas e a falta de interesse por tudo o que não esteja ligado ao seu foco de hiper atenção manifestam-se mais intensamente.

Usualmente os primeiros relatos sobre o problema são feitos ao pediatra, que poderá encaminhar a criança aos médicos especialistas para uma avaliação mais profunda e detalhada. Não há exames laboratoriais ou de imagens destinados à confirmação do diagnóstico e atualmente o principal instrumento para essa finalidade são os testes aplicados por neuropsicólogos, que por meio de tarefas propostas à criança observam e avaliam aspectos cognitivos como memória, atenção e habilidades sociais.

O tratamento é multidisciplinar e baseia-se em desenvolver habilidades e recursos para minimizar as manifestações características, em especial a dificuldade no convívio social. As terapias são feitas a longo prazo, já que se trata de um distúrbio crônico. Medicamentos são utilizados apenas para tratar sintomas decorrentes dessas manifestações, como ansiedade, depressão e extrema irritabilidade.

Quem tem a síndrome e chega à vida adulta sem diagnóstico ou tratamentos adequados pode enfrentar sérios problemas de relacionamento na vida pessoal, escolar e profissional. Além disso, trata-se de um risco para o desenvolvimento de outros distúrbios, como o transtorno bipolar. Quanto mais precoces e precisos forem o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de a criança asperger desenvolver-se de forma mais saudável, com um comportamento mais sociável, flexível e independente.

Fonte: www.einstein.br

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CONVITE PARA CÍRCULOS DE MULHERES 


O que é? 
  Um círculo é um lugar igualitário de aprendizado, que lhe dará apoio se você suprime ou sufoca seus sentimentos, minimiza ou nega o que vê, ou não diz o que quer e  ninguém ao seu redor parece notar. Apenas estar lá. Um círculo confiável é um agente poderosamente transformador das mulheres que o compõem. Círculos também funcionam como grupo de apoio: se você quer transformar algo em sua vida ou em você mesma, o Círculo é uma base segura para suas tentativas. Em um ambiente patriarcal, um Círculo de iguais pode ser como uma ilha onde se pode falar livremente e rir. Ele proporciona o medo sem vergonha, as lágrimas sem forças, o riso sem julgamento. O  Círculo é um lugar para ser seu, seu espaço de trocas de experiências, de crescimento, de choro e felicidade!!!
Venha fazer parte desse Círculo
      Convido vocês mães, avós, irmãs, tias,  enfim, mulheres que convivem diariamente com a riqueza de  uma pessoa especial  em suas vidas, para trazerem  suas  experiências , compartilharem seus medos, suas alegrias, suas  conquistas, suas tristezas , enfim para trazer tudo o que essa convivência proporciona para esse Círculo.
Interessadas deixar nome e telefone com Rose: 32030345 até o dia 28-02-2013 das 8:00hs as 17:00s ou enviar um e-mail para proauti@gmail.com

Profissional Responsável:
Tatiana Barbosa Ferrari
Terapeuta Ocupacional
CREFITO – 7262-TO