Tatiana Barbosa Ferrari - Terapeuta Ocupacional

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quarta-feira, 23 de maio de 2012

Perfil Sensorial




Existem inúmeros relatos de clínicos, pais e pessoas com autismo que referem a manifestação de comportamentos atípicos por parte das crianças autistas quando contactam com estímulos visuais, sons, cheiros ou texturas aparentemente inócuos, seja uma atenção invulgarmente intensa a determinadas sensações, ou uma ansiedade desconcertante que despoleta uma birra, como um alheamento completo ao que as rodeia. Estudos realizados concluíram que as crianças com autismo costumam funcionar em limiares neurológicos extremos, ou seja, são hipo e/ou hiper-reactivas aos estímulos.

Sendo assim, as crianças com autismo podem ser agudamente sensíveis a sons (ex. tapar os ouvidos ao ouvir um cão latir ou o barulho de um aspirador de pó). Outras podem parecer ausentes perante ruídos fortes ou pessoas que as chamam, mas ficam fascinadas pelo som de um papel a ser amarrotado. Luzes brilhantes podem causar stress, ainda que algumas crianças sejam fascinadas pela estimulação luminosa (ex. mover um objecto para a frente e para trás em frente dos seus olhos). Muitas crianças são fascinadas por certos estímulos sensoriais, tais como objectos que giram, enquanto algumas têm prazer com sensações vestibulares, como rodopiar, realizando esta acção sem, aparentemente, ficarem tontas.

Estas reações extremas ao estímulos sensoriais estão intimamente relacionadas com os limiares neurológicos  (também chamados de limiares de estimulação, pois determina a quantidade de informação sensitiva necessária para que o sistema nervoso do indivíduo detecte e processe o estímulo) e podem ser uma forma das crianças se auto-regularem.

Com base nos seus estudos sobre o modo como as pessoas processam a variedade de sensações a que estão continuamente expostas, Winnie Dunn construiu um modelo explicativo do processamento sensorial que descreve a interacção entre a neurociência e o comportamento das pessoas. Além de podermos compreender melhor as desordens sensoriais das crianças com autismo, este modelo também fornece directrizes para a intervenção de acordo com os padrões sensoriais dominantes na pessoa. O autismo está associado a um padrão sensorial de Procura e de Hipersensibilidade. Vejamos:

Quando os limiares de uma criança são mais elevados do que o normal, o sistema nervoso exige estímulos sensorias mais intensos para provocar uma reação - hiporrsponsividade. Isto pode explicar o fato de que muitas crianças com autismo não sentirem dor quando se ferem ou gostarem de serem pressionadas em algumas áreas do corpo, pois sentem a necessidade de se auto-estimularem.
Por outro lado, quando os limiares são mais baixos do que o normal, a criança precisa de menos input sensorial para registar a resposta – hiper-reactividade. Sendo assim, muitas crianças com autismo não toleram o toque (defesa táctil) ou ficam fascinadas com o “tique-taque” de um relógio de pulso, pois são muito sensíveis a estímulos tácteis e auditivos.

Frequentemente, as crianças com autismo oscilam entre a procura de sensações e a hipersensibilidade às mesmas.

Através do questionário para pais Sensory Profile os técnicos podem tirar conclusões sobre o padrão de processamento sensorial da criança, e com base nesse conhecimento criar estratégias que respondam às necessidades sensoriais da criança e evitem os comportamentos disruptivos, o que promove a aprendizagem e uma melhor percepção do que se passa em seu redor.

domingo, 20 de maio de 2012


DSM-5 MUDANÇAS DO DIAGNÓSTICO DO AUTISMO

                                                              ·
Transtornos de neurodesenvolvimento
Veja abaixo uma lista de doenças que estão propostos para a categoria diagnóstica, transtornos de neurodesenvolvimento.Esta categoria contém diagnósticos que foram listados no DSM-IV nos capítulos de doenças geralmente diagnosticada pela primeira vez em Distúrbios da Infância, Infância, Adolescência e ou ansiedade. Os transtornos de neurodesenvolvimento ,TDAH e transtornos disruptivos comportamentos Transtornos Criança e do Adolescente , e Ansiedade, Espectro Obsessivo-Compulsivo, Pós-Traumático e Transtornos Dissociativos Grupos de Trabalho têm sido responsáveis por abordar estes transtornos. Entre as revisões recentes é a propsal para os Distúrbios da Comunicação agora incluem duas categorias superordenado de Transtorno da Linguagem e Transtorno Speech e uma categoria de Transtorno de Comunicação Social . Transtorno Fala agora inclui especificadores para o tipo específico de dificuldade de expressão.Transtorno de Aprendizagem foi alterado para Transtorno de aprendizagem específica , e os tipos anteriores de distúrbios de aprendizagem (dislexia, discalculia, e Transtorno da Expressão Escrita) não são mais recomendados. O tipo de distúrbio de aprendizagem, ao contrário, ser especificado como observado no diagnóstico. Finalmente, uma categoria de TDAH ne foi adicionado.
Para uma visão geral conceitual das questões de desenvolvimento no DSM-5, que estão sendo abordados por membros desses grupos de trabalho, bem como membros do Grupo de Estudos do Desenvolvimento Lifespan Abordagens , consulte o artigo por Pine et al. (In: Evolução do DSM-5 Estrutura Conceitual: Desenvolvimento, Dimensões, Deficiência, Spectra, Gênero e / Cultura; 2011 ). Agradecemos a sua opinião e comentar sobre esses transtornos.

A 00-01 Intelectual Perturbações do Desenvolvimento

A 02-04 Distúrbios da Comunicação

A 05 Transtornos do Espectro Autista

A 06-07 Déficit de Atenção / Hiperatividade

A 08 transtorno específico de aprendizagem

A 09-16 distúrbios motores


Fonte: www.dsm5.org

terça-feira, 15 de maio de 2012

Quando a criança precisa do atendimento de Terapia Ocupacional?




Se seu filho está tendo dificuldade com o funcionamento do dia-a-dia em casa (Alimentação, Higiene, Vestuário, Brincar ou na escola). A criança deve ser avaliada por uma Terapeuta Ocupacional Infantil. O tratamento é concebido para apoiar a criança e sua família quando encontram dificuldades em qualquer uma das seguintes áreas: Motricidade grossa, Motricidade fina, Lateralidade, Brincar, Comportamento, Sensorial ,Escola e Atividades de vida Diária -Alimentação/Higiene e Vestuário.

Pode apresentar as seguintes dificuldades:

Coordenação motora fina:
- Dificuldade de preensão do lápis;
- Dificuldade de graduação da força na escrita;
- Letra ilegível e lentidão escrita;
- Dificuldade com manuseio da tesoura;
- Dificuldade em manipular as ferramentas, como faca, garfo, colher;
- Dificuldade para amarrar os sapatos, fazer botões(abotoar e desabotoar),abrir/fechar ziper,desembrulhar uma bala,abrir um pacote de biscoito,enroscar e desenroscar,utilizando utensílios domésticos;

Coordenação Motora Gossa e Lateralidade:
- A criança é desastrada;
- Confunde os movimentos de esquerda e direita;
- Falta de equilíbrio;
- Pobre habilidade com bola;
- Medo dos pés saindo do chão;
- Dificuldade de coordenação de ambos os lados;

Problemas de Integração Sensorial:
- Reação excessiva hiper- sensíveis para som, toque ou movimento;
- Alta tolerância à dor ou não percebe cortes / machucados;
- Busca constante de movimento, saltando, batendo, agitação psicomotora;
- Facilmente distraídos por estímulos visuais ou auditivos;
- Emocionalmente reativa;
- Dificuldades de lidar com a mudança;

Desordens do espectro autista e Síndrome de Asperger:
- Dificuldades de interação social
- Dificuldades com o processamento sensorial;
- Dificuldades com a mudança para novos ambientes;
- Fixações por objetos como: carros,trens e dinossauros;
- Pobre contato visual;

Dificuldade de Aprendizagem:
- Incapaz de se concentrar e focar sua atenção em uma atividade;
- Dificuldade em seguir instruções;
- Fadiga com o trabalho escolar;
- Baixa tolerância a frustração;
- Hiperatividade ou de baixa energia;

Brincadeiras,Jogos e Brincar:
- Dificuldade com brinquedos de encaixar,empilhar,montar e desmontar;
- Precisa de orientação de adultos para iniciar o jogo
- dificuldade de imitação;
- Não explora os brinquedos de forma adequada
- Participa de jogos repetitivos por horas, por exemplo alinhando brinquedos;
- Dificuldade interação com os colegas / irmãos nas brincadeiras;



Fonte: https://www.facebook.com/IntegracaoSensorial